Instalações Elétricas Prediais

PÚBLICO ALVO: engenheiros, arquitetos, designer de interiores, projetistas e alunos dos cursos de engenharia civil e arquitetura e urbanismo.

Objetivos

Justificativa

As instalações prediais constituem subsistemas que devem ser integrados ao sistema construtivo proposto pela arquitetura, de forma harmônica, racional e tecnicamente correta.

Quando não há coordenação e/ou entrosamento entre arquitetos e os profissionais contratados para a elaboração dos projetos técnicos complementares, pode ocorrer uma incompatibilização entre estes e o projeto arquitetônico, o que, certamente, implicará inúmeras improvisações, durante a execução da obra, para solucionar os conflitos surgidos.

O projeto de instalações elétricas, harmoniosamente integrado aos demais projetos do edifício, com fiação e circuitos bem dimensionados, permitirá fácil execução e manutenção das instalações sem riscos de acidentes, além de gerar economia na aquisição dos materiais para sua execução e no consumo de energia.

Cabe ao arquiteto estudar, com os usuários da edificação, como será a iluminação, onde estarão os pontos futuros de tomadas, telefonia, lógica, antenas, etc.

A disposição dos móveis e, consequentemente, dos aparelhos eletrônicos e luminárias deve ser considerada como fundamento básico para a elaboração do projeto. Resolvidas essas questões, entra em cena o projetista de instalações elétricas para definir os circuitos, a bitola (seção nominal) dos fios e cabos e o dimensionamento e distribuição dos conduítes.

Se, por um lado, um projeto arquitetônico elaborado com os equipamentos e mobiliário adequadamente localizados, tendo em vista suas características técnicas e funcionais, é condição básica para a compatibilização dos projetos de instalações e outros pertinentes, por outro, a área de instalações elétricas prediais é carente de uma bibliografia que atenda às necessidades do aprendizado acadêmico, e até mesmo dos profissionais, no que se refere às interfaces físicas e funcionais com a arquitetura.


© 2020 Todos os Direitos Reservados ao Professor Engenheiro Roberto de Carvalho Junior